Cultivo

A produção d’Alga é feita em um sistema ecológico, sustentável, que simula o ambiente marinho natural, onde crescem os organismos que selecionamos para cultivar. Para isso utilizamos um sistema especial conhecido como Aquicultura Multi-Trófica Integrada (IMTA, Integrated Multi Trophic Aquaculture), em recirculação de água salgada. Este modelo de cultivo inovador é hoje foco de estudos em centros de pesquisas de ponta em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

A d’Alga investe constantemente no aperfeiçoamento dessa tecnologia de cultivo, tornando-o cada vez mais eficiente do ponto de vista ambiental, energético e econômico!


A IMTA é baseada na utilização de organismos de diferentes níveis tróficos* , onde o nutriente que não é aproveitado por um organismo, o seu resíduo, é aproveitado para o crescimento de outro organismo. Deste modo, o que seria efluente de um cultivo é aproveitado para produzir outro organismo, diminuindo a pegada ambiental da aquicultura. Outra característica do sistema de cultivo d’Alga é que trabalhamos em sistema de recirculação, ou seja, toda a água utilizada no cultivo é totalmente reaproveitada no próprio cultivo!

SISTEMA DE CULTIVO

Outra grande vantagem deste sistema é que a manutenção da boa qualidade de água nos permite cultivar uma grande quantidade de organismos em pequenos espaços, otimizando o uso da terra, da água e de energia. Isto tudo faz com que esta aquicultura seja possível em zonas urbanas e peri-urbanas, como a nossa, que fica na cidade do Rio de Janeiro.

A proximidade com nossos consumidores permite o fornecimento de produtos frescos, de altíssima qualidade e sem os grandes impactos ambientais que os transportes a longa distâncias trazem. Nossos produtos são 0 Km!

Além disso, a proximidade com o consumidor permite que mantenhamos as portas abertas para a visitação, ficando o convite para nos conhecer e conhecer o sistema sempre que quiser, só marcar!